quinta-feira, 9 de maio de 2013

Coodenador e Diretor Geral da Renascente Model


CLUB JOVEM RENASCENTE, Uma  das associação mais antiga do ex Municipio do Kilamba kiaxi
Agora distrito, hoje tivemos o ensejo de falar com o seu presidente sobre a vida
Da mesma associação que muito Jafez para a juventude deste Municipio desde a data
Da sua fundação aos 25 de Fevereiro de 2003, ja lavão 10 anos da sua fundação .
Eduardo Ziconda Suamino, Presidente e fundador da mesma associação, em declaração ao nosso jornal sublinhou que o Renascente é um Club de Jovem aberto para toda a Juventude, respeita os ideias e asoberania de Angola, constituida maioritariamente por Jovens estudante dos 15 aos 30 anos de idade, convista adar cobro a muitos objectivos social e educacional de muita juventude das nossas comunidades.

ANGOP-SR. Eduardo  O que é o Renascente?
Clube de jovem Renascente da Amizade (C.J.R) é um clube juvenil de jovens estudante e da criança Angolana e é de carácter filantrópico sem fins lucrativos vocacionada na educação social fundada ao 25 de Fevereiro de 2003 fruto de um grande trabalho de inquérito durante 2 anos com a juventude estudantil do Municipio do Kilamba Kiaxi.
ANGOP-SR. Eduardo?  O seu contexto geral
O Renascente nasceu ao redor das diferentes organizações juvenil de utilidade pública que visam o desenvolvimento sustentável , a defesa dos direitos Humanos a promoção de uma juventude aberta e a promoção de valores e ideias como amor , paz, e liberdade fundamental.

ANGOP-SR. Eduardo  Qual é o proposito desta associção?
Bem caro Jornalista, O propósito principal é o de contribuir na consolidação de uma nova estrutura de desenvolvimento juvenil promovendo a cultura de paz ,educação e o reforço de capacidade , na recuperação de valores morais e cívicos e  cultural no seio da juventude.

ANGOP-SR. Eduardo nos sabemos que qualquer uma organização tem  visão é a vião da Renascente?
  A visão do Renascente a médio e a longo prazo fixa-se no estabelecimento de uma sociedade livre e justa desenvolvida, consolidada cujo o objectivo nacional deve consistir em reduzir o sofrimento do grande numero dos quadro Angolanos , ajustar programas que facilitam o em quadramento de maior numero de jovens e adolescente a escola fruto de uma filosofia de ponta. Estabelecer uma sociedade Angolana onde reina a justiça social fraternidade social, caridade e ajuda Mútua, em que os jovens possam ser mais solidário e saudável, e terem varias oportunidades para promover o seu próprio desenvolvimento, social académico, económico, e cultural no seio dos jovens.
ANGOP-SR. Eduardo que espirto de missão vocês carregão e que te levo a crir esta associação e sobemos que tabem é tecnico de elaboração de Projectos?
OK,Sentada na fileira das a sociasões juvenis existente no pais, ela tem como missão especifica:
Influenciar uma melhor actuação dos jovens no seio da sociedade civil em especial estudante na solução de crescente e tremendos problemas com que se defrontam, contribuído na recuperação do tecido social, moral, cívico e cultural. Promover um movimento de solidariedade juvenil que visa:
 Elevar a maturidade Moral dos jovens no combate ao HIV-SIDA e a de gradação dos valores morais e cívicos.
 Fomentar uma cultura de responsabilidade, social que motiva os jovens, a assumirem um papel mais activos na promoção da cultura de PAZ, da ética, do alturismo, da disciplina social, da saúde sexual e reprodutiva e a auto-suficiência dentro de uma visão comum de desenvolvimento juvenil.
Harmonizar dentro do clube de jovem Renascente as diferenças éticas raciais, da cor, e classe social que as vezes constituem grandes barreiras que impedem os jovens trabalharem em comum para resgatar os valores culturais, morais e cívicos da nossa sociedade.A poiar iniciativas juvenis que promovem maior abertura e reforço de capacidade de modo a que o pais tenha uma juventude forte civilizada, responsável saudável trabalhadora e desenvolvida.
ANGOP-SR. Eduardo qual é a meta do club jovem renascente  dentro dos vossos objectivos preconizados?
OK muito obrigado pela questão ai esta o secredo que mata muitas Organizações Juvenil, as nossas metas baseião-se dentro dos nossos objectivos e compromisso. A meta que o renascente preconiza contempla as seguintes prés pectivas:
 Ver educada e em quadrada no sistema de trabalho ate 2020 pelo menos 70% da juventude Angolana.
 Ver consolidada ate 2020 uma politica juvenil de estado capaz de:
A segurar o acesso a educação das crianças e dos jovens de ambos os sexos.
A segurar o acesso dos jovens ao em prego satisfatório mente remunerado.
Aumentar a participação dos jovens na tomada de decisões para o seu próprio desenvolvimento.
A segurar o a cesso dos jovens ao serviço de saúde preventiva e reprodutiva que visa o combate as doenças e infecções sexualmente transmissível e o HIV-SIDA.
Ver ate 2020 as associações juvenis participativas nos programas nacional da juventude promover mais encontro e uma juventude forte consciencializada.
Seus objectivos.
O clube de jovem Renascente da Amizade é um clube juvenil com trabalhos orientados para o desenvolvimento da juventude e tem os seguintes objectivos:
Contribuir para um desenvolvimento ajustado , participativo e sustentável apoiando os esforços da reconstrução nacional que as piram a paz , ajustiça social,a redução do analfabetismo,a delinquenciajuvenil no consumo das drogas e na preservação das culturas Angolanas e o bem estar de todos os cidadão.
Promover programas educacional orientados para a promoção da juventude visando arecuperaçao de valores morais e cívicos a consolidação de uma cultura de paz no seio dos jovens Angolanos capaz de construir um espírito solidário com o amor ao próximo.
Participar activamente no desenvolvimento da juventude Angolana encorajando a sua participação na recuperação social económico. Educacional cultural e espiritual.
Desenvolver actividade específicas que visam apoiarem a participação das comunidades em seus variados extractos dos nossos programas social. Contribuir e participar no serviço nacional de luta contra SIDA e as drogas e ajudar a reforçar o quadro de estratégia nacional para coesão desta luta.
Trabalhar junto das comunidades, envolver jovens adolescentes nos trabalhos das comunidades em programas do das autoridades máxima do pais e do Municipio, sencibilização e educação na abordagem sobre HIV-SIDA e a degradação moral dos jovens.

ANGOP-SR. Eduardo projectos do Renascente em carteira sendo um Jovem de Projectos?
OK esta pergunta é pertinente por que eu não queria falar de projectos mais vamos tentar nos enquadrar na questão, sobre projectos o Club jovem renascente nos não compramos projecto nos mesmo traçamos os nosso projectos, temos varios projectos em carteira que de pos da separação da Agência Renascente Model nos ficamos um poco reservado em abrir-mos os nossos projectos, mas não poderiamos dechar de o faze-lo temos ja em carteira  um programa com a juventude de algumas provincias que o Renascente tem representações mais de caracter educacional e filantropico
Temos ja em carteira a realização da 3°edição de um projecto que é o Moda Kilamba Kiaxi, a 2° festival Inter escolar de Tletismo, temos ainda um projecto que esta em cursso que é o Projecto embaixadores cominiatarios de Luta contra HIV/SIDA é um projecto que conseguimos laçar a sua pagina no Facebook e tem a judado muitos Jovens porque la eles dechão as suas duvidas e nos respondemos e ja a ultima que esta em carteira é o projecto de alfabetização que temos um compromisso que temos com a Provincia do Bengo na Comuna do saça. E outros projectos que temos preferimos não adiantar em tempo o portuno vamos o fazer.
ANGOP-SR. Eduardo falo da separaão da Agência renascente Model?
KO caro Jornalista conserteza este é um processo muito longo mais não vou poder a profundar por que não é nossa ética mais gostaria de dizer que é muito dificil quando agente a braça um projecto que não é você quem começo para um dia alguem distruir ou achar que ja tem competencia de nos tirar o que agente projecto durante muito tempo, mais tudo esta voltando a normal a Agência Renascente volto com os seus trabalhos na sua macima força, so estamos juntando algumas ferramentas uteis para pormos tudo em pratos limpo.
ANGOP-SR. Eduardo estamos ter uma das entrevista mais longa desde o lançamento do nosso Jornal fala um poco sobre as associações no Municipio de Belas?
OK caro Jornalista eu é quem agradeço por esta oportunidade que nos foi consedida para falar da nossa associção, falar das associão no Municipio de Belas, temos muitas mais algumas ainda disencontrada em termos de estruturação organizacional, é uma das dificuldade que muito de nos passamos primeiro não a intercambio com as associação, cada uma faz o que poder nos Renascente estamos a promover um em contro das associações Juvenil do Municipio para uma Jornada de reflexão com a juventude e traçar-mos mecanismo na criação de uma liga das associções do Municipio onde irão integrar todas as associção do Municipio,  o que tem faltado é o esentivo das a falta de apoio a estas organizações, vaomos ver com a constituição da AMANGOLA, a associção que vai integrar todas as associção de Angola, das  comunas, bairros, e Municipios, com vista asolidificar e fortalecer estas organizações, e por outrolado tabem com a constituição do Conselho Municipal da Juventude temos fé que ainda vaimudar muita coisa no desenvolvimento destas organizações.

ANGOP-SR. Eduardo Para terminar-mos esta nossa entrevista que conselho decha para a Juventude Angolana?

OK emprimeiro lugar agradeço a o portunidade que nos foi consedida pelo Jornal Visão, como Jovem que só digo eu que cadavez mais estamos a constatar o desenvolvimento de Angola e isto é bom para um pais que sai de uma guerra prolongada de 30 ano espero que cada jovem possa entender e acompanhar adinamica de desenvolvimento do Pais, vamos apostar mais na formação da Juventude por que ele é o garante do amanha vamos ter fé que ainda muita coisa vai mudar mais temos que acreditar na formação, para o desenvolvimento de qualquer pais não é só criar empresas e não ter pessoas capacitada e formadas.
Para o os membros do club Jovem Renascente, nas Provincias do Huambo, Luanda, Lubango,K.Sul,Benguela, e UIGE, que aja muita força que a nossa missão não tem fim, vamos continuar a preservera com os nossos ideias que fiquem calmos que o vento do mal que sopro dentro da nossa associação para nos termino viva a Juventude Renascente , nos sobrevivemos as tempestade a pontos de nos descobrirmos uns aus outras.
Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário