APOSTILA DO CURSO DE MODELO E MANEQUIM DE PASSARELA E FOTOGRÁFICO
- DICAS PARA INGRESSAR NA CARREIRA DE
MANEQUIM E MODELO DE PASSARELA E FOTOGRÁFICO -
Áreas de atuação:
- FASHION: É aquela pessoa que faz desfiles em passarelas. O ideal
é que seja alta e magra. Não é necessário que seja tão bonito, podendo até ter
uma beleza diferente (meio exótica).
- COMERCIAL: É aquela que faz
fotos e comerciais. Não é necessário um corpo perfeito, isto é, mesmo as mais
baixinhas ou até um pouco gordinhas podem alcançar sucesso nesta área. Neste
caso tem que ser fotogênica e expressiva.
PARA ENTRAR NESTAS CARREIRAS O IDEAL É:
1- Entrar em
contato com pessoas que trabalhem na área (agências, escolas de modelos, etc.).
2- Se
possível, é bom fazer um curso básico de modelo ou teatro/ator.
3- Fazer
algumas fotos básicas (sem muita produção) feito
por um fotógrafo da área.
4- Enviar as fotos ou procurar diretamente
uma agência.
5- Você
pode também participar de grandes concursos
promovidos pelas agências.
É bom saber
que o pessoal das agências não poderão lhe oferecer uma atenção especial.
Por isso ao entrar em contato com uma agência esteja preparado (a) para
tratamentos bruscos, pois os mesmos têm que fechar dezenas de acordos com
clientes, modelos, etc. e na maioria dos casos estão muito ocupados.
PARA SE SOBRESSAIR UM MANEQUIM OU
MODELO DEVE TER:
- Pontualidade:
Ser modelo é como trabalhar em qualquer outro lugar e as pessoas exigirão muita
responsabilidade e profissionalismo. Chegue aos seus compromissos com pelo
menos 15 minutos de antecedência. Tenha paciência para ser atendido em um teste
ou agência.
- Disposição:
Para repetir as fotos e filmagens quantas vezes forem necessários ou até para
entrar na água em um dia frio ( se necessário). O modelo tem que gostar do que
faz e se dedicar ao máximo.
- Desinibição:
A modelo não pode ter vergonha de nada em hipótese alguma. O trabalho sempre
expõe a pessoa, por isso nunca tenha vergonha de ser fotografada ou filmada em
uma rua movimentada ou trocar de roupa junto com pessoas de outro sexo ( nos
desfiles os camarins são os mesmos para homens e mulheres).
- Independência:
Para ir em alguns lugares sozinhas sem depender de outras pessoas. É
fundamental que o modelo saiba pegar um ônibus ou metrô caso
necessário. No início, é sempre bom que um responsável o acompanhe nos
primeiros contatos.
CUIDADO: se alguma pessoa se identificar como
caçador de talentos, pegue um cartão dele ou anote o nome e telefone da agência
que ele diz trabalhar. Desconfie quando te fizerem muitas promessas: há muitos
falsos "caçadores de talentos" que iludem os candidatos a modelos. NÃO
DÊ O SEU TELEFONE OU ENDEREÇO EM HIPÓTESE ALGUMA.
PROCURE EVITAR também as excursões que levam
modelos para os grandes centros como Rio e São Paulo. Geralmente são
organizadas por pessoas exploradoras. Procure entrar em contato diretamente com
a agencia ou seu representante local.
AO PROCURAR UM FOTÓGRAFO, pegue referência do mesmo com as
agências ou modelos da sua região. Vá sempre acompanhado de um responsável
(maior de idade).
MINI DICIONÁRIO DO MODELO
ESTAS
SÃO APENAS ALGUMAS DAS PALAVRAS USADAS NESTE MEIO
- BOOK: É um álbum
geralmente com 10 fotos no tamanho 20x30 Cm e com trabalhos do modelo.
- CACHÊ: Pagamento que o
modelo recebe por um trabalho.
- CAST: Elenco de modelos
de uma agência.
- CASTING: Uma seleção de
modelos ( ou teste ) para um determinado trabalho.
- COMPOSITE: É um cartão
impresso com as melhores fotos e medidas do modelo.
- COMISSÃO: Percentual do
pagamento do modelo destinado à agência que o promove.
- LOCAÇÃO: Lugar fora do
estúdio onde será feito a fotografia ou filmagem.
- NEW FACE: Modelo que
ingressou recentemente na carreira.
- SCALTER ou TALENT HUNTER:
Caçador de talentos.
- TOP MODEL: Modelo que
está em evidência em uma agência.
CASO QUEIRA EMAGRECER:
- Evite métodos rápidos (como remédios ou
regimes milagrosos )
- O
ideal é fazer uma dieta balanceada (evitando chocolates, refrigerantes e
frituras), comendo um pouco menos que o habitual e completando a
alimentação com frutas e verduras.
- Evite comer
após as 19 Horas e muito menos coma antes de dormir.
- Faça
exercícios aeróbicos: os melhores exercícios para perder peso é caminhar,
correr ou fazer ginástica aeróbica.
DICAS PARA SE DESTACAR NA PROFISSÃO
- É bom lembrar que a roupa não
faz o manequim, e sim o manequim que faz a roupa ou qualquer outro produto que
esteja anunciando. Em um desfile ou propaganda o mais importante é o produto
que está anunciando e não o modelo.
- Não tente chamar a atenção, o
que deve ser destacado é a roupa e não você.
- Incorpore o estilo da roupa para
poder expressá-lo.
- Uma modelo “ganha pontos"
se manter o camarim organizado e não sujar as roupas que está usando (pois as
mesmas não são suas).
- Não queira escolher a roupa ou
maquiagem que usará para fazer um trabalho.
- Caso tenha que passar uma roupa
justa pela cabeça, proteja a mesma com as mãos ou peça a ajuda de alguém para
não suja-la de maquiagem.
- Seja rápido (a): No camarim, os
tempos para trocas são muito curtos.
- Use desodorante anti transpirante
sem cheiro (para que a roupa não fique com o seu perfume). Não use perfumes ao
fazer um trabalho
- Nunca mexa no cabelo ou
maquiagem depois que estiverem prontos.
- Não ande descalço no camarim ou
estúdio para não sujar os pés.
- Para fazer
alguns trabalhos fotográficos e filmagens o modelo precisará ser um pouco de
ator ou atriz, isto é, saber representar, se expressar, e ter uma boa dicção em
alguns casos. Um curso de teatro o ajudará muito.
- O MODELO DEVE
REPRESENTAR PARA A CÂMERA COMO UM ATOR PARA O PÚBLICO.
- Cumpra
sempre as recomendações que lhe forem feitas. Se for para ir ao trabalho com
bermuda e camiseta e sem maquiagem, nada de aparecer por lá com um vestido
preto e toda maquiada.
- O modelo
deve sempre encarar o trabalho com seriedade, sem nenhuma brincadeira ou
passatempo, pois vai estar com outros profissionais (produtores, maquiadores,
fotógrafos) e todo mundo espera que você leve o trabalho a sério.
- Evite de
chegar ao trabalho (fotos e desfiles) com marcas de biquínis, relógios ou de roupas
íntimas.
- Procure
dormir cedo na véspera de fotografar ou filmar para evitar olheiras.
- Lembre-se
de seguir todas as orientações que lhe forem feitas e não tenha restrições
quanto a roupa ou maquiagem que usará para o trabalho.
- O book deve
"vender" o modelo, por isso deve ser sempre atualizado com fotos
recentes. No início da carreira o mesmo não deve ter muita produção.
- EVITE TOMAR SOL: AS MODELOS NÃO PODEM TER MARCAS DE
BRONZEAMENTO
- Evite levar
parentes ou amigos nos trabalhos que conseguir. O pai ou a mãe podem ir somente
aos primeiros contatos com a agência para saber como a mesma funciona. Nunca
leve namorado ou amiga. Já (o modelo infantil (com menos de 12 anos) deve
sempre estar acompanhado do pai ou mãe)
1) DICAS PARA QUEM QUER SER MODELO
Olhe no espelho e tenha um senso
crítico para responder se você leva jeito de Top Model ou Modelo fotográfico.
Para não ter dúvidas, seguem as
principais dicas que poderão ajudar você na auto-avaliação e conduzi-la(o) aos
primeiros passos para chegar ao sucesso:
(A) Se você tem acima de 15 anos e tem
menos de 1,73 de altura (feminino) e 1,83 (masculino), você poderá optar pela
área de Modelo fotográfico, são as (os) que fazem propagandas em revistas,
comerciais de TV, participações em novelas, campanhas, catálogos, etc.
(trabalhos que não precisam desfilar, em caso de o cliente querer que você
desfile o contratante já avaliou vc como modelo fotográfico e você não pode
fazer feio desfilando, por isso a importância de se preparar no curso
ministrado pela agência mesmo não tendo altura )…
(B) Se você tem acima de 15 anos e tem
1,73 de altura ou mais (feminino) e 1,83 de altura ou mais (masculino), você
poderá optar pela área de Modelo e também Manequim, podendo realizar os mesmos
trabalhos de modelo e também desfilar.
Obs.: Pessoas com menos de 15 anos,
não é exigido uma altura específica.
(C) Você não pode ser apenas
“bonitinha(o)”, tem que se cuidar; pele, corpo modelado, cabelos saudáveis,
dentes bem cuidados, e um ótimo visual, tudo isso, sem exageros! Use roupas que
valorizem seu corpo, sem parecer vulgar.
(D) Quando for procurar uma
agência, não exagere na maquiagem, os profissionais da moda, deverão vê-la(o)
como você realmente é, para depois produzi-la(o) da maneira correta.
(E) Não se preocupe em tirar fotos profissionais antes de procurar uma agência. Você precisa somente de fotos caseiras do corpo inteiro, frente e costa, e do seu rosto. Assim que seus dados e medidas são avaliados no setor de New Faces, você recebe treinamentos e instruções para as fotos profissionais que não poderá ser feitas com qualquer um, a agência indicará alguém de confiança para não gastar seu dinheiroem vão. Estas fotos são exigidas para este
milionário e concorrido mercado de trabalho.
(E) Não se preocupe em tirar fotos profissionais antes de procurar uma agência. Você precisa somente de fotos caseiras do corpo inteiro, frente e costa, e do seu rosto. Assim que seus dados e medidas são avaliados no setor de New Faces, você recebe treinamentos e instruções para as fotos profissionais que não poderá ser feitas com qualquer um, a agência indicará alguém de confiança para não gastar seu dinheiro
(2) BOOK PROFISSIONAL
A IMPORTÂNCIA EM FAZER SEU BOOK
Quer trabalhar com uma agência de
modelos ou “freelance”, vai precisar de fotografias. Fotografias para o
‘composite’, portfolio e para colocar online. Estas fotografias têm
simplesmente a função de mostrar ao cliente aquilo que o modelo é capaz de
fazer, qual o seu visual. Antes de que a agência possa propor os seus serviços
aos clientes, o candidato a modelo que pretende que a agência o(a) represente
deve saber “vender-se” á agência. Deve convencer os responsáveis da agência a
investir tempo e dinheiro a representá-lo(a). Aqui um conjunto de fotografias
profissionais que o(a) favoreçam é fundamental. Apresentar fotografias
profissionais demonstra empenho, profissionalismo, e se as fotografias forem
realmente boas, grandes possibilides em conseguir ótimos trabalhos.As
fotografias para o seu “book” são um investimento em si próprio(a): real, útil,
concreto e; como recordação poderão durar toda a vida.
MATÉRIA DA AFMPB SOBRE O ASSUNTO
Em primeiro lugar, ter um bom Book
Fotográfico é realmente necessário. Mas um fotógrafo não poderá realizar um bom
trabalho sem um profissional de maquiagem de qualidade. Além do mais, você não
deve contar apenas com um estilo de foto. É preciso variar as poses, lugares
roupas, estilos, olhares, movimentos, etc. Um Book Fotográfico (pasta contendo
fotos ampliadas) pode abrir portas. Por meio dele, produtores de revistas e
publicidade, estilistas, clientes de moda e beleza avaliam o potencial, a
fotogenia e a desenvoltura do Modelo frente às câmeras. É ele quem vai “vender”
a imagem do Modelo e garantir sua seleção para um desfile, um editorial de moda
ou mesmo um filme publicitário. É a forma de ingressar no mercado de trabalho
publicitário e/ou artístico. O Book é um instrumento de grande importância para
qualquer Modelo que queira destacar-se ou ingressar no mercado de publicidade
em geral, até mesmo para Manequins de Passarela no mundo “fashion”. Sem um Book
é muito improvável que alguém siga carreira.
Fonte: AFMPB
Fonte: AFMPB
(3) SESSÃO DE FOTOS
COMO ESCOLHER UM FOTÓGRAFO
PROFISSIONAL
Obviamente para maximizar o impacto das suas fotografias
estas devem ser realizadas por um fotógrafo profissional especializado. Na
escolha do fotógrafo para o seu ‘book’, deverá considerar duas questões
importantes na compra de qualquer produto ou serviço: a qualidade e o preço. A
qualidade do serviço que lhe será prestado depende essencialmente do serviço
que quiser adquirir; dos conhecimentos e talentos do fotógrafo que realizará o
serviço; e da motivação (do fotógrafo e do modelo) em realizar um bom trabalho.
Para avaliar a qualidade do trabalho do fotógrafo é essencial que veja o seu
portfolio. Não deverá contratar um fotógrafo sem ver o seu portfolio. Este
deverá ser um portfolio na área da moda, retrato-publicitário, ou em books para
modelos. De nada lhe servirá contratar o melhor fotógrafo de paisagem do país,
pois o mais provável será ele não faça um trabalho á altura numa área que não é
a sua. O preço do book reflecte o tempo gasto com o trabalho pelo fotógrafo; o
material e equipamento utilizados, as deslocações efectuadas, o número de
fotografias com que o modelo ficará… Diferentes fotógrafos cobrarão diferentes
preços para trabalhos semelhantes. A profissão de fotógrafo é um trabalho
independente, remunerado também de acordo com o talento, prestígio e fama do
autor (tal como o trabalho de modelo). Poderá verificar que, ao pedir orçamento
para a realização de fotografias para um book, o preço é um pouco mais elevado
do que estava á espera. Neste caso antes de avançar, analise se o preço pedido
é justo ou é especulativo em relação ao trabalho a realizar. Se fôr
especulativo não deverá prosseguir. Pelo contrário um preço justo, mesmo que
seja elevado será sempre um investimento em si próprio(a). Muito mais
importante do que o preço, é o tipo de trabalho que o fotógrafo poderá
realizar; o que poderá imaginar através da analise do seu portfolio. Na escolha
de um fotógrafo, o preço é secundário. As fotografias para o seu book não são
uma despesa qualquer, são um investimento de importância considerável.
APRENDENDO COMO SER FOTOGRAFADA
A realização de fotografias para o seu portfólio é também
uma forma de aprendizagem. Na primeira sessão é normal que ainda não se sinta
completamente á vontade. No decorrer das sessões fotográficas a performance do
modelo melhora consideravelmente. Neste caso, o modelo que é humilde e segue as
indicações do fotógrafo costuma realizar os maiores progressos. É também no
decorrer das sessões que o fotógrafo vai melhorando a sua percepção quanto aos
pontos fortes e pontos fracos do modelo; que métodos funcionam e que métodos não funcionam. Podem acontecer que no
final, as fotografias escolhidas pertençam quase todas da última sessão
realizada das fotos. Por isso não é pouco provável que um profissional consiga
definir quantas fotos serão necessárias para finalizar um book.
(4) POSTURA ÉTICA ATITUDES DE UMA MODELO PROFISSIONAL AO SER CONVIDADA PARA UMA SELEÇÃO
Seja
pontual; pontualidade é sinal de responsabilidade. – Vá bem vestido (a), com
roupas básicas, mas que valorizem seu corpo. – As meninas deverão ir preferencialmente
de salto e levemente maquiadas. – Seja comunicativo (a), porém limite-se a
responder o que o cliente lhe perguntar e não fuja do assunto. – Não use gírias
ao falar com um cliente; também não faça perguntas sobre valor de cachê, data
de pagamento ou quando sairá o resultado do teste, esses ou outros
esclarecimentos sobre o trabalho, deverão ser feitos com o booker, jamais com o
cliente. – Não masque chicletes e tenha cuidado com a postura perante o
cliente, pois ela fará muita diferença na hora da escolha do(a) modelo. – Na
sala de teste permaneça de pé, só sente-se caso o cliente permita. – Não
confirme sua presença no teste, caso saiba que não poderá comparecer ao
processo seletivo ou ao trabalho. – Nunca forneça seu telefone pessoal ao cliente,
qualquer contato com o mesmo deverá ser feito exclusivamente pela agência. -
Compareça aos testes sempre munido de seu material fotográfico (book e
composite). – A agência após ter o resultado da seleção entrará em contato
apenas com os aprovados, sendo assim não existe prazo estipulado para o
resultado da seleção. – Responsabilidade é uma regra básica para quem quer
proseguir nesta profissão. APÓS SER CONTRATADO (A) PARA UM TRABALHO: Chegue ao
local com 30 minutos do horário marcado. Procure obter o maior número de
informações da empresa contratante. Seguir corretamente todas as instruções do
trabalho. Caso ocorra uma eventualidade que impossibilite a realização do
trabalho por parte do (a) modelo é obrigatório que avise com antecedência para
que a agência tome as devidas providências. Nunca fazer qualquer crítica em
relação ao produto em que se está trabalhando. Sempre mantenha um comportamento
ético. O cliente tem por direito substituir o (a) modelo se o trabalho do mesmo
não estiver agradando. Jamais manter qualquer tipo de relação extra
profissional durante o trabalho. Durante os trabalhos é proibido a permanência
de acompanhantes, com exceção de alguns trabalhos onde os responsáveis por
menores poderão acompanhar com autorização prévia da agência. Nem todos os
trabalhos permitem o uso de bijuterias, fique atento a isso. Caso o cliente
estipule uma produção (uniforme, cabelo e maquiagem) ela deverá ser seguida até
o término do trabalho. A modelo deverá estar sempre com sobrancelhas e buço
depilados e unhas feitas, com esmalte claro. Sendo determinado o uso de
uniforme durante o trabalho, o mesmo deverá ser mantido impecável e devolvido
em até 5 dias após o término do trabalho, qualquer dano ao mesmo é de total
responsabilidade do (a) modelo. Na presença de artistas ou pessoas do meio
durante qualquer tipo de trabalho, jamais tire fotos ou peça autógrafos,
comporte-se profissionalmente. Qualquer reclamação sobre trabalho deverá ser
feita diretamente à agência, nunca ao cliente.
(5) CONSELHOS ÚTEIS
CONSELHOS A QUEM PRETENDE SER MODELO
Certifique-se
de que pode ser uma grande modelo. Este mercado não é para quem é mais ou
menos. É só para as competentes.Comece procurando sempre o melhor: a melhor
escola de modelos, a melhor agência, o melhor mercado. Busque só os melhores.
Se várias pessoas disserem que você não é adequada para a carreira, é melhor
acreditar, a menos que tenha um bom agente que saiba por você. Mantenha a
família envolvida em todas as etapas da carreira. É uma carreira curta. Depois
de dez anos, a pessoa volta à vida normal. É importante se preprarar para este
momento. Aprenda inglês para conduzir a carreira. Muitas meninas se perdem por
não conseguirem se comunicar. Mandamento número 1: a primeira impressão é a que
fica. Todos os dias você deve manter a boa aparência e também uma boa atitude
para impressionar as pessoas. Você não terá a oportunidade de encontrar
casualmente o editor da Vogue duas vezes. O mercado é volúvel, trata as modelos
como objeto, e quando elas vencem na carreira, passam a ser tratadas de outra
maneira. É importante a modelo não acreditar que o mundo também é um objeto.
Elas precisam ter respeito para com as pessoas e para com elas mesmas.
CONSELHOS IMPORTANTÍSSIMOS AOS PAIS
Telefonar
e estar sempre presente. Não acredite nunca que a filha é independente. Uma
jovem de 16 anos, não importa o seu modo de viver, será sempre uma criança de
16 anos. – A presença dos pais é fundamental. Por exemplo, conheci uma mãe que
toda vez que a filha mudava de cidade, ela ia antes e checava se estava tudo em
ordem, enchia a geladeira e tefonava sempre. É raro ver pais presentes. – Não é
na adolescência que os pais conseguem educar os filhos. A base vem antes, na
infância, é ela que resolve tudo. Há modelos que desde os 14 anos vivem em Nova
York ou na Europa sem os pais. É a educação de casa que garante a base para a vida.
(6) CARREIRA DE MODELO
A CARREIRA DE MODELO
Modelo como a palavra diz, é aquela ou
aquele que representa o ideal, uma pessoa digna de ser imitada, que é um molde
por corresponder ao padrão de beleza e comportamento de uma época. Uma modelo
é, antes de qualquer coisa e acima de tudo, uma mercadoria. A modelo é
exatamente igual a uma calça jeans exposta na arara da loja, ou seja, será
observada, avaliada, julgada e talvez escolhida. Existem dois caminhos
possíveis dentro do universo da carreira de modelo. O primeiro é o comercial, o
de anúncios e catálogos. O segundo é o editorial, o das passarelas e das seções
de moda das revistas – também conhecido como Fashion. No comercial a modelo
ganha bem, mas não tem visibilidade. No editorial existe menos dinheiro, mas
ampla visibilidade. Uma aspirante a modelo fashion tem que saber que para
entrar neste mercado tão competitivo ela tem que ter mais de 1.70 metro e pesar de 15 a 20 quilos a menos do que
a altura, se você não tiver estas medidas, não desanime, nada impede de você
ser uma modelo comercial de sucesso, desde que é claro esteja bem preparada
para o mercado.
O VOCABULÁRIO DO MODELO
ACERVO:
Local onde é guardado o material
(roupas, sapatos, acessórios…) que as produtoras recebem das lojas para vestir
os modelos nos editoriais e desfiles.
APONTAMENTO:
Visita marcada para o modelo ser
apresentado ao cliente. AGÊNCIA-MÃE – É a agência responsável pelo planejamento
e acompanhamento da carreira do modelo. Geralmente é a agência que revelou o
modelo para o meio, ou foi a primeira a agência-la.
ARARA:
Estrutura de metal ou madeira sobre
rodas. Serve para as produtoras pendurarem roupas que serão usadas em um
editorial ou desfile de moda.
BOOK:
Pasta ou álbum com fotos de rosto e
corpo inteiro. Tem a finalidade de mostrar a versatilidade, a fotogenia e a
personalidade do modelo.
BOOKER:
Profissional responsável pelo
agenciamento e negociação do cachê do modelo junto ao cliente.
CALL-BACK:
Após a seleção através do casting, os
selecionados são chamados pelo cliente para uma seleção mais rigorosa.
CAST:
Elenco de uma agência de modelos.
CASTING :
São as fotos e dados dos modelos de
uma agência, com o perfil solicitado pelo cliente para a seleção de algum
trabalho.
COMPOSITE:
Um cartão de visita grande, com nome,
fotos do modelo, medidas, cor dos olhos, cabelo e pele. Além dos dados para
contato com a agência do modelo.
CHARTER:
É a planilha com todos os dados
relacionados à agenda de trabalho dos modelos.
EDITORIAL:
São as matérias de uma publicação
sobre os mais diversos temas.
FOTOGENIA:
Ter um bom perfil para ser fotografado.
Sair bem nas fotos.
FREE-LANCE:
Profissional que trabalha por conta
própria.
LOOK :
Produção visual de cabelo, maquiagem,
figurino e acessórios que compõem o estilo do modelo em um determinado
trabalho.
MAKING OF:
Bastidores de uma filmagem ou sessão
de fotos.
MAKE-UP:
Maquiagem.
METIER :
Meio específico de uma determinada
categoria profissional
NEW FACE:
Aquele que acaba de ingressar na
carreira de modelo.
OPEN CALL:
Hora definida para aspirantes a modelo
visitarem uma agência, e a agência conhecer os pretendentes.
PORTFÓLIO:
Pasta de apresentação com os melhores
trabalhos do cliente.
PRÉ-EDITADO:
Dizem-se quando o modelo foi
selecionado para um trabalho (geralmente por foto) e deve aguardar uma decisão
final
PRÊT-A-PORTER:
(Pronta para vestir) – Coleção que não
é feita sob encomenda. Roupas que não são feitas sob medida.
PRODUTOR DE MODA:
Profissional que escolhe as roupas,
destacando o que o modelo tem de melhor.
PROVA DE ROUPA:
Antes de um desfile ou trabalho de
showroom, são feitos os últimos ajustes na roupa, sendo decidido o que o modelo
irá usar e em quantas entradas.
SCOUTER:
(Olheiro) – Pessoa ligada a uma
agência, que freqüenta lugares com público jovem em busca de novos talentos.
STILL:
Fotografia de produtos.
TAKES:
Tomadas de imagem em foto ou filme.
TOP MODEL:
Modelo que faz trabalhos prestigiados.
Esta no topo da carreira.
VIDEO BOOK:
Book feito em vídeo, incluindo
trabalhos já realizados, muito bons e recomendado para quem pretende figurar em
comerciais de TV e até mesmo como ator e atriz.
WORKSHOP:
Espécie de curso intensivo, onde se
tenta passar o máximo de informação em um mínimo de tempo.
Profissionais da moda...
O que é certo
1. Fazer ginástica todos os dias.
2. Ingerir suco natural, vitaminas, chá ou leite, de acordo com suas
necessidades e horário.
3. Comer frutas, legumes, verduras, carnes de cor branca (peixe e frango), pão e biscoito integrais.
4. E só beber líquidos antes ou depois das refeições. E procurar sempre diversificar as refeições.
5. Praticar esportes - natação é o melhor exemplo.
6. Dormir e acordar cedo.
7. Ser discreta, observar os horários, cumprir corretamente seus compromissos, desfilar com naturalidade e criar seu próprio estilo.
8. Cuidar dos dentes indo ao dentista e procurar um profissional para cuidar das madeixas (cabelos).
9. Manter sempre a postura correta, expor-se ao sol nos horários corretos, usar roupas e maquiagem apropriadas de acordo com lugares e horários em que for freqüentar.
O que errado
1. Fumar, ingerir bebidas alcoólicas, café, chocolate, refrigerantes
e sucos artificiais.
2. Comer massas, doces e frituras (fazê-lo no máximo duas vezes por semana).
3. Comer carnes escuras e comidas com alto índice de gordura.
4. Comer em exagero ou excesso antes de dormir.
5. Ingerir líquido durante as refeições.
6. Andar, sentar sem postura, praticar ou fazer ginástica sem ter certeza se realmente está sendo feita corretamente.
7. Fazer comentários sobre os colegas de profissão.
8. Dormir, acordar tarde e atrasar-se em seus compromissos.
9. Copiar nos mínimos detalhes qualquer profissional.
2. Comer massas, doces e frituras (fazê-lo no máximo duas vezes por semana).
3. Comer carnes escuras e comidas com alto índice de gordura.
4. Comer em exagero ou excesso antes de dormir.
5. Ingerir líquido durante as refeições.
6. Andar, sentar sem postura, praticar ou fazer ginástica sem ter certeza se realmente está sendo feita corretamente.
7. Fazer comentários sobre os colegas de profissão.
8. Dormir, acordar tarde e atrasar-se em seus compromissos.
9. Copiar nos mínimos detalhes qualquer profissional.
Requisitos para
ingressar na carreira de Modelo e Manequim
Beleza e graça. Estes são os requisitos básicos
para se inscrever em um curso .
- Se a sua meta é trilhar o caminho que estrelas da moda percorreram, então se prepare, pois não basta ter talento: é preciso disposição para encarar o trabalho que surge pela frente.
Quem dá as dicas para ingressar no elenco de uma agência e vencer no mundo das passarelas e estúdios é Sandro Henrique, de 37 anos, que exerce a profissão de produtor de eventos e de professor do curso de modelo e manequim há 22 anos. “Está em alta a beleza exótica. As agências de modelos querem investir em um novo rosto. A beleza padrão não está sendo tão valorizada como antes. No Brasil, principalmente, o que se procura é a beleza exótica. Apesar de a garota não precisar ser um complexo de beleza para trabalhar como manequim de passarela ou modelo fotográfico, as agências buscam, um conjunto de qualidades”, diz.
Alguns detalhes precisam ser observados, já que a garota será analisada da cabeça aos pés: cabelos bem cuidados; dentes perfeitos e brancos (sem aparelhos fixos de correção); corpo sem celulites, estrias, manchas, cicatrizes ou tatuagem, ou caso existam, dependendo da localização, que sejam disfarçadas; mãos e unhas bem cuidadas; e jamais roer as unhas. Mais que um “book”, o ideal é o “composite”.
- Se a sua meta é trilhar o caminho que estrelas da moda percorreram, então se prepare, pois não basta ter talento: é preciso disposição para encarar o trabalho que surge pela frente.
Quem dá as dicas para ingressar no elenco de uma agência e vencer no mundo das passarelas e estúdios é Sandro Henrique, de 37 anos, que exerce a profissão de produtor de eventos e de professor do curso de modelo e manequim há 22 anos. “Está em alta a beleza exótica. As agências de modelos querem investir em um novo rosto. A beleza padrão não está sendo tão valorizada como antes. No Brasil, principalmente, o que se procura é a beleza exótica. Apesar de a garota não precisar ser um complexo de beleza para trabalhar como manequim de passarela ou modelo fotográfico, as agências buscam, um conjunto de qualidades”, diz.
Alguns detalhes precisam ser observados, já que a garota será analisada da cabeça aos pés: cabelos bem cuidados; dentes perfeitos e brancos (sem aparelhos fixos de correção); corpo sem celulites, estrias, manchas, cicatrizes ou tatuagem, ou caso existam, dependendo da localização, que sejam disfarçadas; mãos e unhas bem cuidadas; e jamais roer as unhas. Mais que um “book”, o ideal é o “composite”.
- As meninas precisam tomar muito cuidado com o
“book”. Fotógrafos prometendo pôr o mundo a seus pés existem de sobra.
Aconselho que se trabalhe com uma agência reconhecida, caso contrário, a garota
corre o risco de perder tempo e dinheiro e ainda queimar suas chances - alerta
Sena.
É nítida a diferença entre fotos com e sem
produção. O trabalho profissional inclui, primeiramente, a ajuda de um
cabeleireiro e de um maquiador, que vão valorizar a beleza da garota. E um
produtor, que vai combinar roupas com o local e o tempo de cada foto. Antes de
tudo, é feito um teste de fotogenia, para que se descubram os melhores ângulos
a serem explorados. O resultado final, assinado por uma agência, chama-se
“composite”. O “composite” é o modelo profissional mais usado.
Ao contrário do “book”, ele não tem muitas páginas,
é, portanto, mais prático e direto. Consiste em uma única folha de alta
qualidade, com uma foto de rosto grande e o nome da garota na frente, e fotos
menores, de corpo, de perfil, no verso. Também no verso devem estar impressas
informações mais detalhadas da modelo (altura, cintura, quadril, busto,
manequim, sapatos, olhos e cabelos), escritas em português e inglês.
Importante Profissionalismo
Boas maneiras e profissionalismo são fundamentais.
Além das noções de passarela e poses para fotos, os cursos para modelos e manequins
ensinam boas maneiras (como se comportar em eventos diversos, como recepções e
jantares). E tratam também da postura ética que uma profissional da moda deve
ter para fazer sucesso. “A menina precisa se preocupar com sua imagem dentro e
fora das passarelas: virar noites em bares e boates, dormir mal, não se
alimentar bem, andar mal arrumada, são atitudes que fazem ‘queimar o filme’ da
garota rapidamente”,
Outra
coisa: apesar de ser assessorada por uma agência ou um agente, é importante que
a modelo esteja atenta aos seus direitos, às cláusulas de cada contrato, às
exigências do seu mercado de trabalho. Ela precisa estar sempre bem informada
e, para isso, não deve abandonar os estudos. E é preciso ter bom senso antes de
se inscrever num curso. O biótipo padrão é o
Gostei gostei!
ResponderExcluirEu quero Muito ser modelo e meu sonho más nas sei como encontrar uma agencia...
ResponderExcluircomo achar agencias em Luanda, Angola???
ResponderExcluireu quero
ResponderExcluire onde eu posso encontrar a agencia
ResponderExcluir